Identidade Visual Museu MUQUIFU

Cliente: Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (MUQUIFU). Fundado com o objetivo de divulgar e preservar a história da cultura negra em Belo Horizonte, é uma referência nacional na preservação da história afro-brasileira. Com um público-alvo diversificado, o MUQUIFU atinge estudantes, moradores da Barragem Santa Lúcia, formadores de opinião e a sociedade em geral, sempre com foco na importância da cultura negra para a história brasileira. – https://www.muquifu.com.br/

Campanha: Desenvolvimento de logomarca e identidade visual para o MUQUIFU.

Escritório: Brasil

DESAFIO

O MUQUIFU precisava de uma identidade visual que refletisse seus valores e missão, comunicando de forma clara a importância da cultura negra e suas raízes africanas na formação da sociedade brasileira. O desafio da Pallavra foi criar uma logomarca que transmitisse essa identidade cultural única e se conectasse diretamente com o público.

SOLUÇÃO

A Pallavra desenvolveu uma logomarca que incorpora elementos visuais das raízes da cultura negra de Belo Horizonte e do Brasil. A identidade visual foi criada com cores da Bandeira do Quilombo – vermelho, verde, amarelo e preto – e elementos que simbolizam as comunidades, como casas simples e unidas e a silhueta estilizada de uma pessoa negra, fortalecendo a conexão com a comunidade representada no museu.

Para garantir autenticidade, realizamos workshops e sessões de brainstorming com membros da comunidade e especialistas em história e cultura afro-brasileira. A criação também envolveu a consulta a fontes históricas e culturais, assegurando que a logomarca MUQUIFU fosse significativa e representativa das raízes quilombolas e faveladas.

Com essa nova identidade visual, o MUQUIFU está agora mais equipado para cumprir sua missão de divulgar e preservar a cultura negra em Belo Horizonte e no Brasil. A marca fortalece sua posição como referência na preservação da história negra, sendo reconhecida, inclusive, em eventos importantes como a exposição “Ensaios para o Museu das Origens”, realizada em 2023 em parceria com o Itaú Cultural e o Instituto Ohtake.

GRAFISMOS

Comunidade Unida
Quatro Estações
Nosso Quilombo
Alegria Urbana

EXPLORE ALGUNS DOS MATERIAIS QUE DESENVOLVEMOS

Almofadas, Toalhas, Agendas, Caixas de Lápis, Necessaires, Canecas e Camisetas

"Ensaios para o Museu das Origens", uma parceira entre o Itaú Cultural e o Instituto Ohtake. São Paulo, 2023. Fotografia: Marcos Fontoura
#Muquifu, #MuseuMuquifu, #CulturaNegra, #RaízesAfricanas, #IdentidadeVisual, #HistóriaNegra, #AfroBrasileira, #PatrimônioCultural, #QuilombosUrbanos, #InclusãoCultural, #PreservaçãoHistórica, #ArteAfro

Confira as vagas em aberto: vagancy  |  Entre em contato: contacts